A LEI DA MENTE

A lei da mente é a seguinte: comando e resposta. 

Você dá o comando consciente, e a mente não consciente te responde.

Olha só, quando comandos conscientes são transmitidos aos níveis não conscientes, as mentes não conscientes, não vão apenas guardar esse comando, afinal é um comando. Sua mente subconsciente vai responder ao seu comando consciente, caso esse comando seja aceito. 

Vou dar um exemplo para não complicar: Sua mãe te chamou de feia. Você aceitou a ideia, afirmando para si mesma “eu sou feia mesmo”, logo, sua mente subconsciente vai começar a trabalhar para que esse comando “eu sou feia mesmo” seja executado. A partir daí, você pode começar de forma não consciente, a se descuidar, de modo a responder favoravelmente o comando que foi dado, e de fato, ir ficando feia, de alguma forma.

No momento que você aceita uma ideia, o subconsciente vai começar automaticamente a trabalhar para colocar em prática. E, ele faz acontecer, acredite você ou não!

Não temos como saber exatamente quais recursos a mente subconsciente mobilizará, mas mobilizará.

Vejamos outros exemplos de sugestões/ comandos que talvez você tenha aceitado de forma consciente, ou não:

  • Você não pode

  • Você não merece

  • A culpa é sua

  • Você vai fracassar

  • Você não faz nada certo

  • Você é burro

  • Não adianta

  • Ninguém se importa

  • Não existem homens bons

  • Não é possível ter tudo

  • Não existem pessoas confiáveis

  • Casar é ruim

  • É impossível ser feliz no amor

  • As coisas estão piorando

  • Tenho que me contentar com pouco

  • Não tem jeito

  • Não vejo solução

  • Estou muito confuso

Se essas, ou outras frases semelhantes povoam seus pensamentos, eu recomendo que pegue papel e caneta, e escreva absolutamente todas as sugestões negativas que vem à sua mente. E, em oração, dê um comando para que todas essas crenças e pensamentos associados sejam cancelados do seu sistema mental.

Peça para Deus preencher sua mente com os pensamentos e sugestões que são favoráveis para o cumprimento dos planos dEle na sua Vida. 

Algumas vezes, essas sugestões negativas, foram criadas pela nossa própria mente, e acabam por manifestar no ambiente natural, o seu equivalente.

Não raro, ideias que parecem muito bonitas também podem atrapalhar nossas realizações, como por exemplo, a crença de que o amor de casal é construído. Falarei mais sobre isso no capítulo sobre casamento.

Independente de ter sido uma ideia sugerida por alguém ou criada por você mesmo, a solução sempre será tornar-se consciente dessas frases que se apresentam no momento presente, como vozes mentais - mesmo que silenciosas - e trabalhar para a sua eliminação, questionando, dando o comando de cancelamento, e pedindo a ajuda de Deus para a eliminação delas.

É preciso reconhecer e admitir o problema, desejar uma solução, e formular uma oração coerente com aquilo que se deseja alcançar. 

“A morte e a vida estão no poder da língua” (Provérbios 18:21). 

Mas temos um outro problema aqui, o problema real, não são as frases que povoam o nível consciente, são aquelas que já acessaram os níveis mais profundos, pela aceitação descuidada, ignorante, desatenção, ou pela repetição. 

É muito fácil identificar e cancelar as vozes da mente consciente. Com um pouco de esforço e paciência, se chega lá. Entretanto, aquelas sentenças que estão no nível sub, no núcleo de esquemas mentais e comportamentais, vão requerer mais energia e desejo real de mudança. 

Certa vez, atendi uma moça, que morava com um parceiro há vários anos, e queria tratar do tema prosperidade financeira. Ela queria progredir nessa área, mas sentia que algo a bloqueava. Durante a nossa sessão, encontramos o seguinte esquema mental:

“Quero me manter casada. Quero prosperar. Prosperidade traz separação. Se eu prosperar minha relação será desfeita. Se eu prosperar serei rejeitada.”

As sentenças: “Quero me manter casada”, “Quero prosperar” habitavam a mente consciente dela, como desejos reais. Entretanto, o subconsciente guardava as conclusões: “Prosperidade traz separação”, “se eu prosperar minha relação será desfeita”, “se eu prosperar serei rejeitada”.

Essas conclusões foram formuladas a partir de experiências vivenciadas.

Durante sua infância, ela sentia-se rejeitada pelos primos e amigos, por ter melhores condições financeiras. Ela também presenciou a mãe ganhando liberdade financeira e separando-se do pai. 

Essas sentenças negativas, não estavam em um nível consciente. Não eram racionais. Mas elas estavam no núcleo do seu bloqueio, servindo como uma âncora que não a deixava se posicionar de forma a progredir nesse aspecto da vida, embora seus pensamentos conscientes fossem positivos. 

Um outro caso muito interessante, foi de uma mulher que ao ver sua mãe sofrendo, a abraçou fortemente e com todo seu coração, pediu para que tudo que pudesse ferir sua mãe, fosse direcionado para ela. Obviamente, tempos depois, aquela oração sincera foi manifestada pela mente subconsciente em seu equivalente físico, e ela entrou em um ciclo de mais de 10 anos de sofrimento na vida amorosa, enquanto a vida de sua mãe se desenvolvia muito bem nesse setor. Ela não considerou que as duas poderiam ser felizes. 


Para acesso ao ebook completo clique na imagem:

Anterior
Anterior

Como eliminar bloqueios mentais 

Próximo
Próximo

O Poder do Verbo e a Lei da Criação